13/06/13

Quiche de Espargos

 


Receitas SaudáveisEsta receita pode servir como a parte proteica da refeição principal, dada a sua riqueza em proteínas (provenientes do queijo, dos ovos e dos iogurtes). Para além disso conta com os espargos, um vegetal com grande riqueza vitamínica e mineral, e pobre em calorias.
Se juntamente com uma fatia de quiche comer uma boa dose de salada verde/legumes cozidos, obterá uma refeição ligeira e muito saudável.

Ingredientes:
1 embalagem de massa congelada para tarte salgada
3 cebolas grandes
250 g de queijo mozarela
2 colheres de sopa de sumo de limão
3 colheres de sopa de azeite
600 g de espargos verdes frescos e limpos (pode utilizar também espargos enlatados)
50 g de queijo parmesão ralado
2 ovos
1 iogurte natural
Manteiga, para untar a forma
Sal, a gosto

Preparação:
Deixe a massa a descongelar. Estenda-a com 3 cm de espessura e forre com ela o fundo e as laterais de uma forma de 22 cm de diâmetro, previamente untada. Corte o excedente de massa das laterais, e leve ao forno a 200º C durante 15 minutos. Desenforme e reserve.
Corte a cebola em rodelas finas e salteie-a ligeiramente no azeite quente. Junte os espargos cortados em tiras (no caso de utilizar espargos em conserva, já cozinhados, junte-os à cebola quando esta estiver mole). Tempere com sal e deixe cozer em lume brando durante 20 minutos, juntando um pouco de água quente, se necessário.
Corte o queijo mozarela em pequenos cubos e regue com o sumo de limão. Bata os ovos com o iogurte e o queijo parmesão ralado, até obter uma mistura homogénea. Adicione o queijo mozarela. Misture bem.
Adicione a mistura anterior aos espargos com cebola, envolvendo tudo muito bem.
Recheie a base da tarte, já assada, com a mistura de espargos anterior. Leve ao forno por mais 30 minutos. Sirva a quiche de espargos morna.

Origem: http://www.nutridoc.inforportal.net/

Sem comentários: