10/06/09

SABER ESCOLHER FORA DE CASA

Quer seja por necessidade ou por escolha, há muitas ocasiões para comer fora de casa, situações que podem constituir um desafio a quem se preocupa em manter uma alimentação saudável. O acto de comer não implica apenas a satisfação de necessidades nutricionais, o estar à mesa representa também uma actividade social. Existem formas de desfrutar destas refeições sem faltar com os pressupostos duma alimentação saudável: comer mais fruta, legumes e cereais integrais. També é verdade que hoje em dia, temos nas principais ciades Restaurante Vegetarianos, mesmo fora destes Restaurantes, podemos selecionar uma ementa saudável.
Em casa dos amigos e familiares.
Embora não possa controlar a comida servida pelos seus amigos quando é convidado para jantar em casa deles, pode ainda assim limitar o que come e bebe. Coma mais legumes e saladas, e peça uma dose de sobremesa mais pequena. Se desejar ver-se livre destas calorias extras dando um passeio ou indo ao ginásio durante o dia, o aumento da sua actividade física pode ajudar a queimar o excesso de calorias que possa ter ingerido. O exercício também pode ajudar a reduzir o seu apetite e ajudar a controlar as quantidades que come.
Escolher “restaurantes saudáveis”.
Não existe nenhuma razão que o impeça de comer em restaurantes, mas se deseja manter bons hábitos alimentares, e prevenir aumentos de peso indesejados, tem de ter cuidado com o que escolhe.
É importante que tenha em conta que a “fast food” e as refeições dos restaurantes tendem a ser mais ricas em calorias e gorduras saturadas do que a maioria das refeições que prepara em casa. Deste modo, para desfrutar de uma refeição fora de casa sem sabotar o seu programa de controlo de peso, equilibre as refeições dos restaurantes com refeições mais ligeiras em casa. Não receie perguntar como é confeccionado um prato que deseja pedir. É possível compôr o mesmo prato de forma mais saudável com pequenas alterações. Pode pedir o seu prato sem os molhos, ou substituir acompanhamentos ricos em gordura, como batatas fritas por outros mais saudáveis. O restaurante certamente não recusará o seu pedido.
Escolher uma refeição saudável no restaurante.
Quando come fora de casa precisa duma estratégia que lhe permita desfrutar a ocasião sem perder de vista os seus hábitos alimentares saudáveis.
Começar a refeiçãoMuitas vezes antes de chegar o prato principal já arruinámos por completo a refeição com calorias e gorduras extra. Antes de pedir a entrada pense se comeria entrada em sua casa. Normalmente não! Se pretende pedir uma dose normal para prato principal talvez deva considerar não pedir entrada.
Considere a possibilidade de fazer da entrada o prato principal, juntamente com uma salada, ou mesmo duas entradas diferentes, uma delas à base de legumes. Em alternativa pode partilhar a entrada com os seus convivas.
Caso opte por pedir uma entrada siga estes conselhos:
Não há melhor começo para uma refeição do que uma sopa! Escolha sopas com pouca gordura e ricas em fibra, como as sopa de legumes que podem também conter leguminosas (feijão, ervilhas, etc.). Evite sopas com natas.·
As entradas são muitas vezes ricas em gorduras e muito calóricas, caso dos fritos e folhados, dos queijos gordos, ou dos patês e manteigas, pelo que este tipo de opções devem ser evitadas.
Se pedir pão, escolha pão escuro e coma-o simples, ou com um pouco de azeite em vez de manteiga.
Pode optar por saladas mas peça que lhe sirvam os molhos à parte. Assim pode controlar a quantidade que utiliza.
Escolha saladas sem queijo ralado, maionese, pão frito ou molhos gordos.
As melhores escolhas como prato principal.
Aproveite o facto de comer fora para desfrutar de uma refeição que não cozinharia em casa para experimentar algo de novo.
Possibilidades:
Peito de frango, peixe cozido ou assado no forno são a melhor opção, uma vez que são pobres em gorduras.
Se gostar de massas opte por molhos à base de tomate, em vez de queijos e natas ou molhos de carne engordurados·
Se puder escolher o tamanho da porção peça a porção mais pequena de carne, ou partilhe o prato. Se tiver fome peça uma sopa ou mais legumes e salada.
Para apaladar a sua refeição experimente rábano, salsa, sumo de limão, ou mostarda para temperar, em vez de condimentos gordos, como as natas ou a maionese.
Agradáveis sobremesas·
Para sobremesa o ideal é sempre a fruta! Fresca e da época sempre que possível.
Uma salada de fruta é também uma opção saudável, cheia de vitaminas e fibra e pobre em calorias. Certifique-se de que não foi adicionada de licores e açúcares que acrescem calorias sem nenhum benefício. Poderá desfrutar do sabor de qualquer fruta desde que evite adicionar-lhe natas e açúcar.
Evite as sobremesas doces, mesmo as de fruta. Os produtos de pastelaria no geral, além do açúcar, têm um teor elevado de gordura.
Um leite creme, umas farófias ou os tradicionais arroz doce ou aletria são melhores opções do que sobremesas mais engorduradas com natas, massa folhada ou chocolate.
Estratégias úteis em festas e recepções.
As festas e as recepções que fazem parte da nossa vida não têm obrigatoriamente de arruinar uma alimentação saudável.
Aqui ficam algumas dicas para optar por alimentos mais saudáveis e fugir dos excessos:
Se houver sopa à sua disposição opte por comer um bom prato de sopa antes de qualquer outro alimento. Esta é sempre uma boa opção.
Em alternativa pode escolher uma salada ou entrada de legumes – muitos benefícios e poucas calorias.
Cogumelos, espargos, e outros vegetais, queijo fresco, fruta, pão escuro e broa são também excelentes opções.
Evite comer os salgadinhos e folhados, pois são muito ricos em gordura e representam uma autêntica “bomba calórica” num tamanho diminuto·
Em vez de comer tostas com patê e foie-gras escolha as que são servidas com queijo fresco, requeijão ou salmão fumado.
O consumo de álcool também contribui com calorias extra (e muitas!). Prefira bebidas sem valor calórico.
Por fim troque as sobremesas doces por fruta fresca de todas as variedades.

Sem comentários: