10/12/12

É Importante Ser Vegetariano?

É importante ser vegetariano?
























Há quatro razões para a escolha de um regime vegetariano:
 
1. A recomendação do Criador
Quando se compra um carro, um dos primeiros passos é consultar as orientações do fabricante para o uso do veículo.
O Criador diz em Génesis 1:29: “Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isto vos será para mantimento.”
Portanto, o regime planejado originalmente por Deus para Seu povo, era vegetariano. Somente depois do dilúvio, quando as plantas foram completamente destruídas, é que Deus permitiu que o homem comesse animais limpos (c.f Gênesis 9:3 e Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, pág. 263, para a discussão de carne limpa e carne imunda).
2. Conselho inspirado
O regime ideal: “Frutas, cereais e verduras, preparados de maneira simples, livres de especiarias e gordura animal de qualquer espécie, fazem com leite ou nata, o mais saudável regime dietético. Comunicam nutrição ao corpo, e dão um poder de resistência e um vigor de intelecto não produzido por um regime estimulante.” Conselhos sobre Saúde, pág. 115.
3. Descobertas científicas
O Adventist Healt Study – Instituto patrocinado pela Igreja Adventista – descobriu que os adventistas vivem mais que a população em geral. O regime vegetariano tem sido mencionado como a principal razão.
O U. S. Dietary Guidelines, de 1995 – que é o documento mais próximo do plano de nutrição nacional dos Estados Unidos – apresenta, entre outras, as seguintes recomendações: “Escolha um regime rico em verduras, frutas e cereais”; “Escolha um regime com pouca gordura saturada e colesterol”. Uma vez que os produtos de origem animal são primariamente uma fonte de gordura saturada e de colesterol, o regime vegetariano preenche melhor a referida recomendação.
4. Considerações ambientais
Sete quilos de cereais ou de feijão-soja são necessários para produzir meio quilo de carne. Cerca de vinte mil litros de água são necessários para produzir meio quilo de carne, em comparação com cem litros para produzir meio quilo de trigo. Para se obter uma caloria de proteína animal, gastam-se 78 de caloria de combustível natural, ao passo que para se obter uma caloria de proteína de soja, são necessárias apenas duas calorias de combustível natural.
Nosso amorável Criador deu-nos a liberdade de fazer escolhas sobre todos os aspectos de nossa vida. Você pode escolher um regime cárneo ou um regime vegetariano. Uma vez que tenho acesso a alimentos que se harmonizam com a dieta vegetariana, fiz minha opção por ela.
A decisão é sua. O Criador, o profeta e a ciência apóiam um regime vegetariano, rico em nutrição. Talvez, para a sua saúde e para o meio ambiente, seja a melhor escolha.
Fonte

Sem comentários: