23/06/12

A IMPORTANCIA DE LIMPAR O ORGANISMO

A desintoxicação é um processo que ocorre naturalmente no organismo para eliminar determinadas substâncias indesejáveis. A desintoxicação ocorre em todas as células, mas principalmente nas do fígado e do intestino.
As principais substâncias intoxicantes são a aditivos alimentares artificiais, metais tóxicos, tabaco, medicamentos, agro-tóxicos, álcool, poluentes do ar, produtos químicos usados em casa, antibióticos e hormônios utilizados em carnes e outros produtos de origem animal.
Quando reduzimos a exposição do organismo a essas substâncias intoxicantes, aumentamos a oportunidade para o organismo excretar essas substâncias. O jejum é uma excelente situação para o organismo realizar essa tarefa. Alguns alimentos também podem ajudar nesse processo, especialmente as frutas e vegetais devido à presença de fibras, vitaminas e minerais antioxidantes e outras substâncias protetoras.
Dentre os vegetais, destacam-se os da família das brássicas que contém compostos anticancerígenos e inclui repolho, couve-flor, couve, brócolos, couve-de-bruxelas, nabo, agrião, rabanete, rúcula.
Para manter o organismo o mais sadio possível, é interessante expô-lo o mínimo possível aos agentes intoxicantes e, no caso da necessidade de uma desintoxicação mais efetiva, pode ser realizado um dia de jejum sempre com basta te água, seguido por uma dieta líquida com duração de 1 a 3 dias, baseada em sumos de frutas e hortaliças. O ideal seria adotar uma dieta vegetariana baseada em frutas, verduras, legumes, cereais, feijões e castanhas, que é a mais indicada para reduzir o risco de doenças cardiovasculares e câncer e promover longevidade.

Postado por Dr. Fransil Barros

Sem comentários: