04/09/11

CONHEÇA OS SUBSTITUTOS DA CARNE

A alimentação vegetariana tem cada vez mais destaque na nossa dieta. Nos últimos anos, mais de 2400 alimentos vegetarianos foram introduzidos no mercado.

Mas nem todos os produtos vegetais são uma escolha saudável. Se pretende consumir menos carne e seguir uma alimentação vegetariana, há alguns factores a que deverá prestar atenção:
• Verifique os níveis de sódio nos produtos que adquirir, pois este elemento está presente em muitos substitutos da carne. A dietista Elisa Zied, autora do livro O que é que posso Comer?, defende que devemos escolher alimentos com menos de 600 mg de sódio por dose.
• Não exagere nos condimentos! Numa adaptação a novos sabores, tendemos a condimentar demasiado os alimentos com molhos, açúcar, azeite, sal ou outros. Se não for apreciador imediato de substitutos como a soja, tofu ou seitan, procure ir introduzindo os sabores, de formas a reeducar progressivamente o seu organismo para os novos sabores e hábitos alimentares.
• Escolha alimentos nutricionalmente equilibrados. Os cachorros ou nuggets e hambúrgueres de soja, por exemplo, são ricos em proteínas, mas pobres em gordura e calorias.
• Pondere os custos dos alimentos. Por norma, as marcas de produtos vegetarianos que substituem a carne, como a lasanha de queijo ou enchidos, são mais caras e não lhe trazem grandes vantagens. Por isso, sempre que possível, compre substitutos que se apresentem próximo da sua forma original, fazendo depois a confecção e/ou adaptação a seu gosto, em casa.

Sem comentários: