22/01/13

Lasanha à Portuguesa

Ingredientes:

1.      placas de lasanha pré-cozinhada

2.      carne vegetariana

3.      tomate pelado

4.      cebola

5.      alho

6.      azeite e margarina

7.      sal e malagueta

8.      polpa de tomate

9.      cerveja s/álcool

10.  farinha de trigo

11.  leite soja

12.  molho de soja

13.  sumo de limão

14.  queijo fatiado

Preparação:
Faça um refogado com a cebola, o alho e o azeite. Junte o tomate pelado cortado aos cubinhos, a cerveja e um pouco de polpa de tomate e deixe ferver um bocadinho.

 Junte a carne picada e tempere com sal e malagueta e deixe ferver em lume brando até a carne vegetal estar cozinhada. Este molho não deverá ficar muito seco.

 Entretanto prepare o molho branco. Derreta a margarina num tacho, junte a farinha e sem deixar de mexer vá juntando o leite até obter o molho com a consistência desejada, que não deve ser nem muito líquido, nem demasiado grosso. Tempere o molho branco com sal, malagueta e sumo de limão a gosto.

 Num pirex untado com margarina comece por colocar uma camada de carne, e por cima desta, uma camada de placas de lasanha. Em cima da lasanha coloque mais carne, molho branco, queijo fatiado, e outra camada de placas de lasanha e vá repetindo a operação até esgotar todos os ingredientes, acabando com uma camada de placas de lasanha sobre a qual apenas se coloca queijo e o restante molho branco, de modo a cobrir uniformemente todos os ingredientes.

 Leve a forno quente cerca de 45 minutos, até a lasanha estar cozida e a parte de cima gratinada.

Sem comentários: