29/12/11

Feijão preto com vegetais e cogumelos

E pronto, lá me deu para ir à cozinha ver a origem de cheiro tão agradável! Confesso, não tinha um aspeto muito atrativo. No entanto, a minha mulher disse que estava a improvisar. Comemos e sem dúvida estava uma delícia. Ela olhou o que tinha na cozinha para confecionar de forma rápida uma refeição vegetariana, como sempre... abriu um armário e encontrou uma lata de feijão preto à espera de ser usada, e....leiam a receita e abusem.
Ingredientes:
1/2 cebola aos cubos, 2 dentes de alho picadosazeite q.b., 2 tomates congelados (ou polpa de tomate), 1 alho francês à rodelas, 2 cenouras às rodelas, 1 lata média de cogumelos inteiros, 1 lata média de feijão preto bem escorrido sal e pimenta q.b.
Preparação:
Levar a cebola, os alhos e o azeite numa frigideira anti-aderente até a cebola ficar transparente. Juntar então os tomates picados, deixar levantar fervura e regar com um pouco de cerveja s/alcool. Juntar então o alho francês, as cenouras e os cogumelos. Envolver bem e deixar cozinhar alguns minutos.
Por fim juntar o feijão preto e temperar com o sal. Deixar cozinhar mais um tempo, mas sem deixar as cenouras amolecerem. (Eu prefiro a cenoura quase crua).

Podem ainda melhorar o prato com umas nozes partidas, ou amêndoas.

Sem comentários: