06/01/14

Castanha de Caju


Fruto seco oriundo de países de clima tropical, tem um sabor doce e agradável. É rico em ácidos gordos insaturados, bem como em vitamina B1, B2 e ácido pantoténico. Tem, ainda, um alto teor em magnésio, potássio, ferro e fósforo. Mas são o magnésio e as vitaminas B1 e B2 que lhe conferem especial importância, pois são essenciais na estabilidade nervosa, pelo que é recomendado em caso de nervosismo, irritabilidade, depressão, debilidade e cansaço. É ainda útil no caso de espasmos dos órgãos ocos: do cólon, do útero e das artérias coronárias.

Brócolos
São, essencialmente, o alimento para o coração. São ricos em proteínas, em cálcio, em provitamina A (beta-caroteno) e vitamina C, bem como em potássio e elementos fitoquímicos. São recomendados nas afecções cardíacas pela sua óptima relação entre os minerais sódio e potássio. Favorece a eliminação do excesso de líquidos retidos nos tecidos, descongestionando assim o sistema circulatório e o coração. Como são pobres em calorias e açúcares, e por produzirem uma certa sensação de saciedade, são aconselhados no caso de obesidade e diabetes. O seu abundante conteúdo em beta-caroteno e em elementos fitoquímicos torna-o um poderoso alimento anticancerígeno.

Levedura de Cerveja
É o pó seco que resta após a desidratação de milhões de leveduras que proliferam durante o fabrico da cerveja. As suas proteínas são de alta qualidade e contém, ainda, todas as vitaminas do grupo B, incluindo pequenas quantidades de B12, e vitamina D. Todos os minerais e oligoelementos estão presentes, em maior ou menor quantidade, salientando-se o selénio e o crómio, cuja carência favorece o aparecimento da diabetes e arteriosclerose. Contém, também, ácido alfa-lipóico, que é um potente antioxidante. Extractos deste ácido são usados como complemento no tratamento da sida. O consumo de levedura de cerveja provou reduzir os efeitos secundários indesejáveis na radioterapia anticancerosa, tais como a perda do apetite e a anemia.

Sem comentários: