07/12/13

TORTA DE PINHÃO E ALPERCE

Ingredientes:
90g de pinhões finamente moídos
175g de alperces secos
30 cl de sumo de laranja fresco
2 colheres de sopa de iogurte natural magro
2 ovos
60g de açúcar amarelo
60g de farinha de trigo integral
½ colher de chá de fermento
2 claras
1 colher de sopa de açúcar pilé

Modo de Fazer:
Aqueça o forno a 180º. Unte um tabuleiro de 32x22 cm. Forre-o com papel vegetal e unte o papel.
Coloque os alperces e o sumo de laranja numa caçarola e, quando o sumo estiver a ferver, baixe o fogo e deixe cozer até que os alperces estejam macios e tenham absorvido quase todo o sumo (cerca de 10 minutos). Deixe arrefecer durante 10 minutos, junte o iogurte e reduza a puré. Reserve.
Ponha os ovos e o açúcar amarelo numa tigela e coloque-a numa panela com água quente, mas sem estar a ferver. Bata à mão ou com uma batedora eléctrica até que a mistura engrosse e fique cremosa. Retire a tigela da panela e continue a bater até que as pás, quando levantadas, façam um “caminho” na mistura. Peneire a farinha e o fermento para outra taça, e junte-lhe 60g dos pinhões. Numa terceira taça, bata as claras em castelo até estarem firmes mas não secas. Envolva a mistura da farinha, juntamente com um terço das claras em castelo, no creme de ovos e açúcar. Depois acrescente o resto das claras em castelo.
Deite a mistura no tabuleiro e bata com ele ao de leve na mesa de trabalho para nivelar a massa. Leve a assar no centro do forno durante 10 a 15 minutos, até que cresça bem, fique dourada e fofa no centro. Entretanto, ponha papel vegetal na mesa. Misture o resto dos pinhões com o açúcar pilé e polvilhe, com isso, o papel vegetal.
Logo que a torta saia do forno, inverta-a sobre o papel vegetal. Com rapidez, retire o papel vegetal com que tinha forrado a forma, corte as bordas tostadas nos quatro lados. Barre com o puré de alperce até à borda dos lados mais longos e a 5mm dos mais curtos. Com a ajuda do papel, comece a enrolar a partir de um dos lados mais curtos. Prenda a torta de forma a mantê‑la enrolada e deixe arrefecer.

Sem comentários: