28/02/13

Bolo Típico de Israel

Prato típico de Purim: Hamantaschen

No dia 14 de Adar (dia 24 de fevereiro) inicia-se a leitura da Meguilat Ester (Livro de Ester) para a celebração do Purim.

 
Ingredientes da Massa

1/2 xícara (chá) de açúcar

100gr de manteiga sem sal

1 ovo

1 pitada de sal

1 colher (chá) de baunilha

1 colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

Ingredientes do Recheio

3 ameixas frescas sem caroço cortadas em cubos bem pequenos

1/2 xícara (chá) de ameixas em calda (sem caroço)

1/2 xícara de uvas passas sem semente

2 colheres (sopa) de mel
Sumo de 1 laranja
Sumo de 1 limão siciliano
 
Modo de Preparo
Prepare a massa: na tigela da batedeira, bata em velocidade alta o açúcar com a manteiga, até formar um creme claro.
Adicione o ovo e bata por 2 minutos. Em seguida, acrescente o sal e bata mais 1 minuto. Abaixe a velocidade da batedeira, junte o fermento e a farinha aos poucos. Bata até obter uma massa macia. Retire, envolva em plástico filme e leve a geladeira por 2 horas.
Prepare o recheio: leve uma panela ao fogo médio com as ameixas, as uvas passas, o mel e os sucos de laranja e de limão. Quando ferver, diminua o fogo e cozinhe por 15 minutos. Deixe esfriar.
Retire a massa da geladeira. Com um rolo, abra a massa até chegar a 0,5 cm de espessura (se não tiver um rolo, faça pequenas bolas de massa e pressione com as palpas das mãos para fazer pequenos discos). Em seguida, corte-a em círculos de 7cm de diâmetro. No centro de cada disco, coloque 1/2 colher (chá) do recheio. Dobre os lados, formando um triângulo, coloque-os em uma assadeira untada (ou coberta com papel manteiga) e leve-os para assar no forno preaquecido, a 180ºC, por 30 minutos (até que a massa fique levemente dourada).

Sem comentários: