27/11/12

Empadão Vegetariano


Ingredientes
5 dl de água
2 saquetas de lipton dos Alpes
250 g de soja granulada fina
2 courgetes
2 beringelas
2 dentes de alho
1 alho francês
1 lata de cogumelos
Sal
70 g de manteiga (usei metade, e azeite)
Molho bechamel (1 pacote)
Sementes de sésamo
Preparação:
Leve a água ao lume até ferver, introduza as saquetas de chá e deixe em infusão durante uns 1a 2 minutos. Coloque a soja granulada numa taça e junte-lhe a infusão bem quente. Deixe hidratar.
Lave as beringelas e a curgetes e corte-as em fatias finas a todo o comprimento. Num pirex derreta metade da manteiga e o alho. Aloure as fatias de curgete rapidamente de ambos os lados, retire-as e reserve. Faça o mesmo com às beringelas.
Deite a restante margarina com o alho no mesmo pirex, junte-lhe o alho francês partido às rodelas e deixe cozinhar tapado até estar meio cozido. Adicione a soja e os cogumelos, bem escorridos. Tempere com sal e deixe cozinhar sobre lume moderado durante cerca de 12 minutos para o líquido evaporar. Entretanto num tabuleiro que possa ir ao forno cubra o fundo com um 1/3 das fatias de curgete e beringela. Sobre estas disponha o restante preparado de soja e alho francês e cogumelos. Cubra com metades das restantes fatias de curgetes e beringela. Sobre estas disponha o restante preparado de soja e termine com uma camada de fatias de beringela e curgete.
Cubra a superfície com molho bechamel e salpique com as sementes de sésamo. Leve ao forno quente a gratinar durante cerca de 25 minutos, ou até estar dourado.
Nota:
-Pode polvilhar também com queijo ralado. O chá não precisa ser litton dos alpes, o bechamel pode ser confeccionado ou de pacote. Decore com azeitonas.

Sem comentários: