30/08/12

Lasanha Vegetariana

Esta lasanha vegetariana colorida e saborosa tem camadas de legumes em molho de tomate e beringelas, tudo coberto com um rico molho de queijo. Uma receita vegetariana para converter até os mais céticos em relação ao vegetarianismo. Para quem já está habituado ao fantástico paladar das receitas vegetarianas irá com certeza apreciar esta maravilhosa lasanha vegetariana, com diversos legumes e um valor nutricional bastante elevado. Simplesmente irresistível.
Preparação: 35 minutos | Tempo de cozedura: 55 minutos

INGREDIENTES PARA 4 PESSOAS
1 beringela, cortada às rodelas
3 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho, esmagados
1 cebola vermelha, cortada ao meio e às rodelas
3 pimentos mistos, sem sementes e cortados em cubos
225 g de mistura de cogumelos, laminados
2 talos de aipo, às rodelas
1 courgette, cortada em cubos
1/2 colher de chá de piripiri em pó
1/2 colher de chá de cominhos em pó
2 tomates, picados
300 ml de passatta (puré de tomate)
2 colheres de sopa de manjericão, picado
8 folhas de lasanha verde, não pré-cozidas
Sal

MOLHO DE QUEIJO
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
1 colher de sopa de farinha de trigo
150 ml de caldo de legumes
300 ml de leite
75 g de queijo cheddar, ralado
1 colher de sopa de manjericão, picado
1 ovo, batido
PREPARAÇÃO
- Coloque as rodelas de beringela num passador, polvilhe com sal e reserve durante 20 minutos. Enxagúe com água fria, escorra e reserve.
- Aqueça o azeite numa frigideira e salteie o alho e a cebola durante 1-2 minutos. Junte os pimentos, os cogumelos, o aipo e a courgette e cozinhe, mexendo constantemente, durante 3-4 minutos.
- Junte as especiarias e cozinhe durante 1 minuto. Adicione os tomates picados, a passata e o manjericão e tempere a gosto com sal.
- Para o molho, derreta a manteiga numa caçarola, junte a farinha e cozinhe durante 1 minuto. Retire do lume e adicione o caldo e o leite, voltando a colocar ao lume e acrescentando metade do queijo e da mostarda. Deixe ferver, mexendo, até engrossar. Junte o manjericão. Retire do lume e incorpore o ovo.
- Coloque metade da lasanha vegetariana numa assadeira. Coloque metade da mistura de legumes por cima, seguida de metade das beringelas. Repita e com uma colher deite o molho de queijo por cima. Polvilhe com o queijo restante e leve ao forno previamente aquecido, a 180° C, durante 40 minutos. Sirva imediatamente.

Sem comentários: