12/08/09

COUVE-ROXA DE NATAL

INGREDIENTES
1 kg de couve-roxa
250 g de castanhas
2 maçãs raineta
2 dentes de alho

INGREDIENTES COMPLEMENTARES
4 colheres de sopa de azeite (cada colher de sopa de azeite acrescenta 133 kcal à receita, ou seja, umas 33 kcal por porção)
Sal marinho.

PREPARAÇÃO
1- Lavar e cortar a couve-roxa.
Descascar e cortar as maçãs.
Descascar e picar os alhos.
Fazer um corte nas castanhas, e escaldá-las, para as descascar depois.
2- Cozer a couve-roxa em água com sal até que fique macia, mas estaladiça.
Cozer as castanhas descascadas num pouco de água com sal.
Aquecer o azeite num tacho, alourar as maçãs até ficarem ligeiramente douradas e pô-las de parte.
No mesmo azeite, alourar os alhos e juntar a couve-roxa e as castanhas escorridas. Alourar durante 5 minutos e juntar as maçãs; manter o tacho em lume brando mais uns minutos.
3- Servir quente

Indicações: preparação 20´; cozedura 40´ CONSELHOS PARA A SAÚDE
A couve-roxa é um tipo de couve que deve a sua cor escura peculiar à presença de uns pigmentos chamados antocianinas. Partilha as mesmas propriedades digestivas e anticancerígenas da couve vulgar.
Esta receita fornece uma certa quantidade de proteínas e de hidratos de carbono, ao mesmo tempo que proporciona muto pouca gordura e nenhum colesterol, pelo que nutre e sacia sem risco de favorecer a obesidade. Recomenda-se especialmente para:
1- o estômago, devido à acção anti-inflatoória da couve-roxa, e pela capacidade que as castanhas têm de neutralizar o excesso de acidez. Convém, além disso, em caso de gastrite e úlcera gastroduodenal.
2- O intestino, devido a que a essência sulfurosa e ligeiramente picante de todas as couves actua como um regulador natural da fora intestinal. São especialmente beneficiadas pela couve-roxa de Natal as pessoas que sofrem de disbacteriose (alteração da flora intestinal), colite e diverticulose.
3- As artérias e o coração, porque é um prato de conteúdo baixo em sódio – se se limitar a adição de sal – e em gordura, sendo ao mesmo tempo rico em potássio e em fibra; tudo isso contribui para proteger o sistema cardiovascular.
4- A prevenção do cancro, especialmente do tracto digestivo (estômago, intestino e cólen), graças aos elementos fotoquímicos anticancerígenos proporcionados tanto pela couve-roxa como pelos alhos.

Sem comentários: