27/08/14

Gougère de Legumes

Esta receita vegetariana de gougère de legumes é um prato bastante saboroso e simples de confecionar, com massa de choux e legumes verdes estaladiços. Pode dispor os pedaços de massa choux em forma de anel e rechear com todo o tipo de legumes. Pode também utilizar os pedaços de massa choux em conjunto com outras saladas vegetarianas, como por exemplo a salada de beterraba ou a salada de alfafa.
Preparação: 30 minutos | Tempo de cozedura: 40 minutos
INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
Calorias: 672 Kcal
Açúcares: 6 g
Proteínas: 19 g
Gorduras: 51 g
Hidratos de Carbono: 36 g
INGREDIENTES PARA 4 PESSOAS
150 g de farinha de trigo
125 g de manteiga
300 ml de água
4 ovos, batidos
90 g de queijo gruyère, ralado
1 colher de sopa de leite
Sal
RECHEIO DO GOUGÈRE DE LEGUMES
2 colheres de sopa de manteiga de alho e ervas
2 colheres de chá de azeite
2 alhos-franceses, cortados em tiras
225 g de couve verde, cortada em farrapos finos
125 g de rebentos de soja
1/2 colher de chá de casca ralada de lima
1 colher de sopa de sumo de lima
Sal de aipo
Rodelas de lima, para guarnecer
PREPARAÇÃO DO GOUGÈRE DE LEGUMES
- Peneire a farinha para um pedaço de papel vegetal. Corte a manteiga em cubos e coloque numa panela com água. Aqueça até a manteiga estar derretida.
- Deixe ferver a água com a manteiga, depois inclua a farinha toda de uma vez. Bata até a mistura engrossar. Retire do lume e bata até a mistura ficar lustrosa e se afastar das bordas da panela.
- Transfira para uma tigela e deixe arrefecer durante 10 minutos. Inclua gradualmente, batendo, os ovos, um de cada vez, atendendo para que fiquem completamente incorporados ao fim de cada adição. Junte 60 g do queijo e tempere com sal e pimenta.
- Coloque colheradas da mistura fazendo uma forma redonda com 23 cm de diâmetro num tabuleiro humedecido. Pincele com leite e polvilhe com o queijo restante. Coza no forno previamente aquecido, a 220° C, durante 30-35 minutos até ficar dourado e estaladiço. Transfira para um prato de servir aquecido.
- Entretanto, faça o recheio. Aqueça a manteiga e o óleo numa grande frigideira e salteie o alho-francês e a couve durante 2 minutos. Junte os rebentos de soja, a raspa e o sumo da lima e salteie durante 1 minuto. Tempere a gosto.
- Deite no centro do anel de massa. Guarneça com rodelas de lima e sirva. Pode também servir o gougère de legumes com uma deliciosa salada de legumes marinados e porque não terminar com um cheesecake de lima.

Fonte http://www.receitasvegetarianas.net/1009-gougere-legumes/

Sem comentários: