20/01/14

Lasanha Italiana de Beringela

Esta é a melhor lasanha de beringela que eu já comi. Eu usei o famoso queijo de pobre Italiano. Mas o que é exatamente isso? Antigamente, quem não tinha queijo para ralar no macarrão, esmigalhava um pão duro e fritava-o com um pouco de azeite, um ramo de alecrim e 1 alho, até dourar bem. E despejava por cima da massa. Eu fiz essa mesma ideia, só que em vez de colocar só o pão ralado, porque não o pão e o queijo por cima? Muito melhor!

Ingredientes para o queijo de pobre
1 pão, de preferência amanhecido
1 ramo de alecrim fresco
1 dente de Alho
Azeite
Aqueça o pão no forno até ele ficar bem crocante. Retire do forno e esmigalhe o pão com as mãos.
Aqueça uma frigideira com azeite e coloque primeiro o alho e o alecrim. Frite por alguns segundos e junte o pão esfarelado. Mexa bem até dourar. Retire do fogo descarte o alho e o alecrim. Reserve.

Ingredientes
4 Beringelas roxas ou 2 grandes da comum
3 Latas de tomate Italiano (400g cada)
1 cebola
2 dentes de alho
Gotas de meio limão
Sal
Azeite
Manjericão a gosto
4 bolas de mozarela de búfala
150g de mozarela de vaca fatiada
Parmesão

Preparação
Fatie a beringela com uma espessura de 0,5cm aproximadamente. Coloque-as em água salobra por 15 à 20 minutos, para tirar o amargo.
Enquanto isso, pique a cebola e o alho. Refoge em azeite e junte os tomates. Deixe cozinhando até encorpar.
Escorra as beringelas. Grelha-as com um pouco de azeite. Retire e adicione uma pequena pitada de sal e uma de pimenta sobre cada fatia.
Após grelhar todas as beringelas, verifique a consistência do molho. Adicione uma pitada de sal, pimenta do reino moída na hora, uma borrifada de vinagre e uma pitada de açúcar.
Pegue um refratário unte com azeite e siga a ordem de montagem: molho, beringela, parmesão, mozarela de vaca, manjericão, molho, beringela, parmesão, molho, manjericão, mozarela de búfala, o queijo de pobre e por último o parmesão.
Leve ao forno até dourar e está pronta.
Sirva com um fio de azeite e parmesão extra!


Fonte. cozinhadotenso.blogspot.com.br

Sem comentários: