07/03/12

Queijo de Figo

Ingredientes:300g figos secos*
300g de amêndoas*
250g de passas*
30g de farinha de alfarroba
água q.b.
½ colher de chá de funcho em pó
½ colher de chá de funcho em grão
* demolhados uma noite

Preparação:
O primeiro passo para executar esta sobremesa é arranjar uma cinta metálica ou de outro material para conformar o bolo. A seguir tritura a amêndoa à qual acrescenta a farinha de alfarroba e o funcho. Tritura depois os figos e as passas grosseiramente. Mistura tudo até criar consistência de massa. Convém amassar com as mãos durante algum tempo pois assim permitimos que o óleos próprios dos ingredientes se tornem mais disponíveis e ajudem a aglomerar os ingredientes. Se mesmo assim a massa estiver demasiado seca acrescenta um pouco de água. Por fim coloca a mistura na forma e pressiona para que ganhe a forma de queijo. Deixa secar, de preferência coloca algumas horas ao sol (não directo) a secar, e está pronto a servir.

Curiosidade:
Originalmente este é um doce tradicional do sul de Portugal, mas costuma ser feito com os ingredientes torrados. Este doce é também conhecido por queijo de maio, pois é costume comer-se no feriado de 1º de Maio, dia em que as pessoas costumam ir passear para o campo levando-o no seu farnel.

Autoria: Hugo Dunkel (receita pertencente ao 2º premiado da 1ª edição do Concurso de Menus Vegetarianos, promovido pelo Centro Vegetariano)

Sem comentários: