08/09/14

Chips de Abobrinha (vegana)


Chips de Abobrinha (vegana)
Ingredientes

abobrinha
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fécula de batata
Óleo (para fritar)
Sal grosso moído para polvilhar (no final)

Preparo

Lave a abobrinha em água corrente, descarte suas extremidades e fatie-a com o auxílio de um fatiador ou uma faca (o importante é que as fatias estejam finíssimas, o mais fino que você conseguir). Abra um pano de prato e coloque as fatias uma a uma, sem que se sobreponham. Coloque um outro pano de prato por cima e pressione com as mãos para secá-las o máximo que conseguir (veja nota). Coloque a farinha de trigo e a fécula de batata dentro de um saco para congelamento (freezer) e misture. Em seguida, coloque as abobrinhas fatiadas e mexa o saco de um lado para o outro, até que cada rodela fique envolta com o pó. Coloque óleo em uma frigideira de borda alta ou fritadeira, em fogo alto, com um palito de fósforo. Quando o fósforo acender, descarte-o, abaixe o fogo para baixo/médio, espere 30 segundos e coloque as rodelas de abobrinha sem que se sobreponham. Deixe dourar levemente dos dois lados e coloque-as em um prato com papel toalha. Enquanto frita, gradue a temperatura do fogo conforme necessário, para mais ou para menos. Quando terminar de fritar, polvilhe suavemente com sal grosso moído e sirva.

Nota - As abobrinhas ficarão levemente úmidas, pois faz parte da propriedade delas. Mas separar as rodelas e tirar o máximo de água possível é muito importante para que a farinha de trigo e a fécula de batata consigam envolvê-las completamente sem virar uma papa.

Chips de Abobrinha (vegana)

Dicas

- Não coloque sal junto com a farinha de trigo, pois ele fará a abobrinha soltar mais água;
- A quantidade de óleo vai depender do tamanho de sua fritadeira, mas tente colocar pouco óleo. Uma profundidade de 2 a 3 dedos do fundo da panela é suficiente;
- Se você conseguir saber se o óleo está quente sem o palito de fósforo, não precisa colocá-lo em fogo alto e depois abaixar. Coloque direto em fogo médio e frite quando estiver quente;
- Se as abobrinhas ficarem escuras quando começarem a fritar, não tem problema. Ela ficarão com um tom mais dourado depois que estiverem esfriando no papel toalha.

Confira o passo a passo e o vídeo da receita aqui.

Fonte: Receita e fotos do blog Segredos da Tia Emília

Sem comentários: