16/09/14

Arroz com Alho Poro e Tofu

Descobrindo coisas diferentes, sabores que ainda não conhecia. Nunca tinha feito um arroz com alho poro, e resolvi experimentar. Adorei, que coisa mais simples e gostosa de fazer. Servi com um delicioso tofu grelhado com cebolas e pimentões. Uma sugestão muito simples que você faz rapidamente e com certeza vai agradar a todos. O refogado de alho poro tem um gostinho tão bom e você pode misturar ao arroz como eu fiz, pode colocar na batata cozida, macarrão ou legumes.

INGREDIENTES (4 pessoas)
2 xicaras de arroz cozido temperado com sal
2 colheres de sopa de óleo vegetal
2 dentes de alho picados
1 xicara de alho poro picado incluindo as folhas verde escuras
sal e pimenta a gosto


PREPARO
Cozinhe o arroz à sua maneira apenas temperando com sal e reserve.
Em uma frigideira grande coloque o óleo para aquecer e doure o alho acrescentando a seguir o alho poro. Tempere com sal e pimenta a gosto, deixe apurar um pouquinho e misture o arroz já cozido ao refogado de alho poro.
Simples assim, em poucos minutos você tem um arroz diferente e impressionantemente delicioso. Nunca tinha feito, mas adorei a ideia.
Eu servi com cubinhos de tofu grelhado e salada verde.

PREPARANDO O TOFU
200g de tofu firme cortado em pequenos quadradinhos
1 colher de chá de óleo de gergelim (opcional)
2 colheres de sopa de molho shoyo
1/2 cebola cortada em fatias
1/4 de xicara de alho poro picado
1 fatia de pimentão vermelho
1 colher de sopa de salsinha desidratada
3 colheres de sopa de óleo vegetal
sal a gosto

PREPARO
Corte o tofu em quadrados pequenos, coloque em um prato e acrescente o shoyo, a salsinha desidratada, o óleo de gergelim e um pouco de sal pimenta preta moída na hora. Use outras ervas de sua preferencia para temperar caso preferir.
Cuidado com a quantidade de sal que vai utilizar se for usar o molho shoyo e o óleo de gergelim, pois as duas opções já contem sal.

Deixe marinar neste tempero enquanto prepara os outros ingredientes.
Em uma frigideira grande aqueça bem 2 colheres de sopa de óleo vegetal e coloque os quadradinhos de tofu previamente marinados para fritar.
Deixe dourar bem mexendo com delicadeza e sendo necessário coloque um pouco mais do molho shoyo. Retire da frigideira e coloque em uma travessa. Reserve.
Usando a mesma frigideira coloque uma colher de óleo vegetal e aqueça para saltear os temperos. Adicione a cebola cortada em fatias e o alho poro. Tempere com uma pitadinha de sal e pimenta. Abaixe o fogo e deixe refogar ate que a cebola esteja douradinha, transparente. Devolva o tofu para a frigideira e acrescente o pimentão. Misture tudo com cuidado e mantenha em fogo baixo por mais dois minutos antes de servir. Sirva como preferir.
Ficou uma delicia com o arroz de alho poro.

Sem comentários: