29/01/15

RECEITAS LENTILHAS E FRUTA

Sopa Tradicional Escocesa 
Ingredientes

missing image file1/3 de chávena de cevada em grão
1/5 de chávena de lentilha verde
1/5 de chávena de lentilha vermelha
1/5 de chávena de ervilha seca partida
2 batatas grandes
2 cenouras
1 nabo médio
1 cebola média
1 alho francês, sem rama
1,5 l de caldo de vegetais
2 colheres de sopa de azeite
Sal q.b.
Modo de Fazer
Descasque e corte em cubos todos os vegetais, misture e lave muito bem as lentilhas, a ervilha e a cevada, tendo a certeza de que a água saia limpa e deixe escorrer.
Numa panela de sopa, aqueça, em lume médio, o azeite e salteie os vegetais começando pela cebola, depois junte a batata, o nabo e a cenoura, e por fim junte o alho francês, cubra e deixe cozer durante 5 minutos sem que ganhe cor. Retire os vegetais. Reserve o líquido que os vegetais tenham largado. Ponha a panela de volta ao lume e coza, em lume brando no líquido reservado, a mistura das lentilhas, cevada e ervilha durante 5 minutos, mexendo sempre. 
Junte 3/4 do caldo de legumes e leve a ferver. Reduza o lume; deixe cozer, em lume brando, durante 15 minutos. Volte a juntar os legumes e um pouco de sal e continue a cozer, sempre em lume brando, até que todos os ingredientes estejam cozidos. Mexa de vez em quando para que não peguem no fundo.
Tempere com o sal e sirva com pão.


missing image filePudim de Bolo com Frutas
Ingredientes
125 g de farinha com fermento
125 g de margarina
125 g de açúcar ou adoçante para culinária
3 ovos grandes
250 g de mistura de fruta em calda
2 chávenas de iogurte simples ou queijo grego
Modo de Fazer
Aqueça o forno a 180oC. Escorra bem a fruta reservando a calda. Numa taça à parte, bata bem os ovos e reserve. Noutra taça, bata a margarina e o açúcar até ficar leve. Aos poucos, junte os ovos até ficar tudo bem misturado. Peneire a farinha e, aos poucos, junte à mistura batendo devagar até que esteja toda incorporada.
Ponha numa forma quadrada (se quiser dividir em porções) ou numa redonda sem buraco (se for servir à fatia) bem untada e leve ao forno, rodando a forma pelo menos 4 vezes.
Quando o bolo estiver cozido, retire do forno, cubra com um pano de louça húmido e deixe arrefecer.
Bata o iogurte com duas ou três colheres da calda até obter uma pasta cremosa.
Corte o bolo, na horizontal, em fatias com pelo menos 1/2 cm cada. Barre cada fatia, deixando uma para o topo, com 1/2 cm de iogurte. Divida a mistura de frutas em calda pelo número de camadas de bolo que tenha. Reserve algumas frutas para decorar o topo.
Ponha uma camada de bolo com o iogurte, ponha a porção das frutas sobre o iogurte e cubra com outra camada de bolo. Repita esta operação até ter as camadas desejadas. Aconselho a não ter mais de 4 ou 5 camadas para que o pudim possa manter a forma.
Numa panela, reduza a calda da fruta até ter uma boa espessura de xarope e deixe arrefecer, decore o bolo com as frutas restantes e, com um pincel de pasteleiro, barre o topo do bolo. 

missing image fileCevada
Embora seja pouco usada na alimentação humana, a cevada tem propriedades importantes: contém proteínas, vitaminas B1, B2 e E, é rica em fósforo, magnésio, ferro, zinco e outros oligoelementos, bem como em fibra. É recomendada em casos de problemas digestivos, excesso de colesterol, diabetes e afecções do cólon.


Sem comentários: