30/08/12

Dez Passos Para uma Alimentação Saudável

Segundo o Ministério da Saúde, mais de 50% das mortes que ocorrem no país são consequências das Doenças Crónicas não Transmissíveis (Diabetes, Hipertensão Arterial, Obesidade). Para prevenir essas doenças mortais, é necessário que se mude os hábitos, adoptando uma alimentação saudável! A seguir dicas que foram desenvolvidas pelo Ministério da Saúde para que você tenha mais qualidade de vida:
Faça pelo menos 3 refeições (café-da-manhã/pequeno almoço, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições e não exagere na quantidade.
Inclua diariamente 6 porções do grupo dos cereais como arroz, milho e trigo; tubérculos como as batatas; raízes como a mandioca; pães e massas nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.
Como diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.
Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, 5 vezes por semana. Esse prato brasileiro/português é uma combinação completa de proteínas.
Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis. (aconselhamos a que adote uma alimentação vegetariana).
Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.
Evite refrigerantes e sucos/sumos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação.
Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.
Beba pelo menos 2 litros de água (8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
Torne a sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite bebidas alcoólicas e o fumo.
Que tal começar hoje mesmo! Cuide-se!

Fonte: Ministério da Saúde

Sem comentários: