Esta receita vegetariana de caril é um prato mesmo ao estilo Indiano, ligeiramente picante mas com abundante riqueza aromática e cheio de sabores e texturas pouco comuns. Sirva o caril vegetariano com pão noan para embeber no molho saboroso, pode servir em alternativa com as deliciosas parathas, que são um tipo de pão Indiano achatado bastante apreciado que combina também na perfeição com esta receita de caril. O caril vegetariano é um prato que em algumas partes do mundo é acompanhado com arroz, seja um arroz basmati e ervas ou chana dhal. Seja numa refeição informal ou num evento mais especial este caril vegetariano é um prato adequado para qualquer eventualidade, simples e rápido de confecionar, com um sabor que irá com certeza deixar boas recordações.
Preparação: 15 minutos | Tempo de cozedura: 20 minutos
INGREDIENTES PARA 6 PESSOAS
1 beringela grande, cortada em pedaços com cerca de 2,5 cm
2 colheres de sopa de sal
2 colheres de sopa de óleo vegetal
2 dentes de alho, esmagados
1 malagueta verde fresca, sem sementes e picada finamente
1 colher de chá de raiz de gengibre fresca, ralada
1 cebola, finamente picada
8 vagens de cardamomo
1 colher de chá de açafrão-da-índia em pó
1 colher de sopa de concentrado de tomate
700 ml de caldo de legumes
1 colher de sopa de sumo de limão
225 g de batatas, cortadas em cubos
225 g de florículos de couve-flor
225 g de quiabos, arranjados
225 g de ervilhas congeladas
150 ml de leite de coco
Sal
Flocos de coco, para guarnecer
Pão naan, para servir
PREPARAÇÃO DO CARIL VEGETARIANO
- Disponha a beringela numa tigela, polvilhando com sal. Reserve durante cerca de 30 minutos.
- Lave bem com água corrente para retirar todo o sal. Escorra e seque com papel absorvente.
- Aqueça o óleo numa grande frigideira. Junte o alho, a malagueta, o gengibre, a cebola e as especiarias e cozinhe em lume médio, mexendo ocasionalmente, durante cerca de 5 minutos até alourarem ligeiramente.
- Junte o concentrado de tomate, o caldo, o sumo de limão, as batatas e a couve-flor e mexa bem. Deixe ferver, reduza depois o lume e cozinhe, tapado, durante cerca de 15 minutos.
- Adicione a beringela, o quiabo, as ervilhas e o leite de coco e tempere a gosto com sal. Volte a deixar ferver e continue a cozinhar lentamente, destapado, durante mais 10 minutos até ficarem tenros. Retire as vagens de cardamomo.
- Deite o caril vegetariano para um prato de servir aquecido, guarneça depois com os flocos de coco e sirva imediatamente com pão naan.
Sem comentários:
Enviar um comentário