INGREDIENTES :
500 G DE CASTANHAS
1 COPO DE LEITE DE SOJA
150G DE CHOCOLATE PRETO
100G DE AÇÚCAR EM PÓ
100G DE MARGARINA DE SOJA
500 G DE CASTANHAS
1 COPO DE LEITE DE SOJA
150G DE CHOCOLATE PRETO
100G DE AÇÚCAR EM PÓ
100G DE MARGARINA DE SOJA
PREPARAÇÃO :
COM A AJUDA DE UMA FACA FAZ DOIS GOLPES NAS CASTANHAS E FERVE-AS DURANTE CINCO MINUTOS. ESCORRE A ÁGUA E RETIRA A PELE DAS CASTANHAS. NUMA CAÇAROLA COLOCA O LEITE DE SOJA, O AÇÚCAR E DEPOIS AS CASTANHAS DESCASCADAS. DEIXA COZINHAR EM LUME BRANDO DURANTE 30 MINUTOS.
PASSA O CONTEÚDO DA CAÇAROLA NUM PASSE-VITE A FIM DE REDUZIR AS CASTANHAS A PURÉ E DEPOIS MISTURA-LHE A MARGARINA DE SOJA. EM LUME BRANDO, DERRETE O CHOCOLATE COM DUAS COLHERES DE ÁGUA.
ENVOLVE A PREPARAÇÃO DAS CASTANHAS COM O CHOCOLATE E MISTURA DELICADAMENTE, ATÉ OBTERES UMA MISTURA HOMOGÉNEA. DEITA A MISTURA SOBRE UMA FOLHA DE PAPEL DE ALUMÍNIO E DEPOIS DOBRA-A EM DOIS E LEVANTA AS PONTAS PARA FORMAR UM ROLO. PARA REFORÇAR O ROLO, ENVOLVE A FOLHA DE ALUMÍNIO COM UMA FOLHA DE CARTÃO.
COLOCA NO FRIGORÍFICO DURANTE 5 HORAS. QUANDO O TRONCO ESTIVER DURO, RETIRA O ALUMÍNIO E DEIXA À TEMPERATURA AMBIENTE UMA HORA ANTES DE SERVIR.
DECORA O TRONCO DE NATAL COM OBJECTOS ALUSIVOS À ÉPOCA.
CURIOSIDADE:
O TRONCO DE NATAL É UMA SOBREMESA TÍPICA DE FRANÇA. REPRESENTA O TRONCO DE MADEIRA QUE SE QUEIMA NA LAREIRA DURANTE A NOITE DE NATAL. A ORIGEM DA SOBREMESA É O TRONCO QUE ANTIGAMENTE SE PROCURAVA NOS BOSQUES, NA VÉSPERA DE NATAL, E QUE SE COLOCAVA NO CENTRO DA LAREIRA. ESTE RITUAL TINHA UM SIGNIFICADO PARTICULAR: O FOGO DA MADEIRA DESTINAVA-SE A AGRADECER O SOL, TÃO VITAL NO INVERNO.
Sem comentários:
Enviar um comentário